EL SECRETARIO COMO AGENTE COMERCIAL EN LA ORGANIZACIÓN CON FOCO EN EL MERCOSUR

Autores

  • Lilian de Souza Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

secretariado, negócios internacionais, MERCOSUL, aspectos linguísticos e culturais

Resumo

O secretariado como agente comercial na organização com foco no MERCOSUL. Este artigo pretende destacar a importância do uso da língua espanhola pelo profissional de secretariado, tendo como cenário as transações internacionais, com enfoque principal os países do Mercado Comum do Sul. Comércio esse em sumo crescimento e desenvolvimento e que destaca o Brasil com fundamental participação. Nesse quadro que o profissional atua como um mediador na comunicação no aspecto linguístico e cultural, sendo um dos pontos principais que definem o sucesso ou o fracasso de uma negociação ou a entrada de produtos nacionais em terras estrangeiras. Elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, o trabalho apresenta as transformações ocorridas na profissão através dos séculos, como também uma breve avaliação do país nas transações internacionais e seus órgãos de auxílio, esclarecendo também o cenário do MERCOSUL atualmente. Além de fornecer uma breve análise acerca da necessidade em se comunicar, ressalta alguns aspectos que auxiliam para que essa ocorra de modo eficaz e eficiente, tomando o devido cuidado com os possíveis diversos ruídos que atrapalham o diálogo, como a presença dos falsos cognatos descritos na pesquisa.

Biografia do Autor

Lilian de Souza, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação e Pós-graduada em Secretariado Executivo. Professora de língua espanhola na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. liliandessouza@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

de Souza, L. (2025). EL SECRETARIO COMO AGENTE COMERCIAL EN LA ORGANIZACIÓN CON FOCO EN EL MERCOSUR . Revista V@rvItu | Fatec ITU, (08), 12. Recuperado de https://revistavarvitu.com.br/revista-varvitu/article/view/58