A ENUNCIAÇÃO FIGURATIVA NO ROMANCE EVA LUNA E SEU PERCURSO EM MEIO À ISOTOPIAS NA FORMAÇÃO DE UM DISCURSO FEMININO

Autores

  • Erica Schmidt Centro Paula Souza

Palavras-chave:

Discurso Feminino, Eva Luna, Livro das Mil e Uma Noites, Isotopia, Enunciação

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa que objetiva demonstrar as relações dialógicas suscitadas na edificação do romance Eva Luna (1987), da escritora chilena Isabel Allende, face ao Livro das Mil e Uma Noites (2015). O diálogo entre as obras seria determinado a partir da apropriação do enredo central da obra do passado – narrar para sobreviver – harmonizada no texto do presente. Concernente à investigação, é personificada e rememorada no romance a figura da narradora oriental, Ṧahrᾱzᾱd. Por este motivo, a pesquisa traz à luz a presença do discurso feminino, atributo imanente nos textos da chilena, e explorado pela romancista em seu trabalho. Aqui, almeja-se apresentar a discussão feita inicialmente sobre como a presença desta fala constrói seu percurso temático por meio de isotopias. A enunciação figurativa no romance é assim ligada ao universo narrativo da obra milenar. Para isso, portanto, traz-se um breve histórico que compila asseverações de alguns teóricos, juntamente à discussão acerca da escrita feminina.

Biografia do Autor

Erica Schmidt, Centro Paula Souza

Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP e Doutoranda em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP). Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Centro Paula Souza. E-mail: Erica.schmidt@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Schmidt, E. (2025). A ENUNCIAÇÃO FIGURATIVA NO ROMANCE EVA LUNA E SEU PERCURSO EM MEIO À ISOTOPIAS NA FORMAÇÃO DE UM DISCURSO FEMININO. Revista V@rvItu | Fatec ITU, (11), 11. Recuperado de https://revistavarvitu.com.br/revista-varvitu/article/view/48