TEOREMA DE FICÇÃO

Teoria – (Problema) – Ficção

Autores

  • Joaquim Branco Ribeiro

Palavras-chave:

Ficção, Prosa, Verso, Romance, Novela

Resumo

Ficção e Teoria como lados de uma mesma moeda visando à criação de um teorema ficcional. O Eu versus o romance, a ficção versus a teoria, o leitorautor. Criação e tese irmanadas num só corpus. A arte como integração do real. O elemento da estrutura do romance contra o destino dos deuses. Personagem domina a trama novelesca versus os estratagemas de Ulisses. Dom Quixote tenta penetrar na ficção moderna. A cena grega fechada contra a cena moderna aberta. Afrodite e Emma Bovary se enfrentam. Aproximação com Borges e Lukács. O desígnio dos deuses gregos entre Homero e a tragédia. Romance em processo. A novela realista versus a ficção de Zeus na Ilíada. Ulisses astucioso enquanto Penélope tece a teia para o disfarce de Emma. Grécia e modernidade. Dilema de Flaubert versus Lukács. A ira de Aquiles contra o desígnio dos deuses. Um tabuleiro de xadrez de regras fixas como destino. A totalidade homérica como infância da humanidade.

Biografia do Autor

Joaquim Branco Ribeiro

Professor universitário, poeta visual, escritor e pesquisador, é doutor em Literatura Comparada pela UERJ. Email: joaquimb@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Branco Ribeiro, J. (2025). TEOREMA DE FICÇÃO: Teoria – (Problema) – Ficção . Revista V@rvItu | Fatec ITU, (11), 10. Recuperado de https://revistavarvitu.com.br/revista-varvitu/article/view/47