PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA

Autores

  • Jorge Luiz Antonio Fatec Santana de Parnaíba

Palavras-chave:

Educação, Ética, Pesquisa, Plágio Acadêmico

Resumo

Este artigo procura reunir conceitos, pesquisas e reflexões sobre o plágio acadêmico, ressalta a importância da ética na pesquisa científica e aponta soluções para alguns casos de plágio de que temos notícias nas mídias impressas e digitais. Esta pesquisa abrange diferentes tipos de plágios, de acordo com o mapeamento e tipologia feitos por várias universidades. Por meio de exemplos comentados e tipos de atitudes proativas realizadas por diversas instituições de Ensino Superior, buscou-se o estabelecimento de algumas relações entre o conceito de plágio acadêmico e a ética na pesquisa, com o objetivo de mostrar que o ensino-aprendizagem do método científico pode ser um caminho seguro para a ética na pesquisa em qualquer campo do conhecimento. Os exemplos contemporâneos de plágio foram apresentados para sugerir e medidas proativas aos exemplos abordados. São soluções capazes de alterar, de forma ética, e, ao mesmo tempo, servir de orientação para a produção acadêmica.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Antonio, Fatec Santana de Parnaíba

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Teoria Literária pela UNICAMP. É Professor de Português na Fatec Santana de Parnaíba. E-mail: jorge.antonio@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Antonio, J. L. (2025). PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA. Revista V@rvItu | Fatec ITU, (09), 16. Recuperado de https://revistavarvitu.com.br/revista-varvitu/article/view/166